História ALGAR
Uma historia de evolução
2023
Implementação do fluxo de RUB seletivos na Estação de Transferência de Albufeira

A Algar procedeu à ampliação da zona do cais de descarga na Estação de Transferência de Albufeira, para dar resposta ao aumento, expectável após 2024, das quantidades de biorresíduos recolhidos, seletivamente, pelo referido Município.

Procedeu-se à construção de uma nova zona de descarga para este fluxo e à instalação de novos equipamentos: contentores e tremonha.

A implementação desta operação garante que os biorresíduos provenientes da recolha seletiva do Município de Albufeira sejam acondicionados em contentores separados do fluxo indiferenciado e transportados para o seu tratamento e valorização na unidade de “Tratamento Mecânico e Biológico” (TMB) de Portimão.

A operação veio capacitar a instalação, em 2.400t/ano, para receber e transferir o novo fluxo seletivo, complementada com a valência da alocação de 1 viatura e 1 semi-reboque adequados ao transporte dos contentores para o TMB.

2022
Linha da Reciclagem

Linha da Reciclagem | Novo serviço de atendimento ao cidadão.

 

A Algar passou a disponibilizar um novo serviço de atendimento ao cidadão - “Linha da Reciclagem”.

O projeto é único e diferenciador, permite que o cidadão possa esclarecer dúvidas  sobre os mais variados temas, relacionados com a gestão dos resíduos urbanos. Trata-se de um serviço público, gratuito e nacional, que pertence ao Grupo EGF, do qual a Algar faz parte, e que está acessível através de interação multicanal: Linha telefónica: 800 911 400 (número gratuito), disponível em dias úteis, de 2ª a 6ª, das 09h00 às 19h00. | Email:atendimento@linhadareciclagem.pt | website: www.linhadareciclagem.pt

2021
RECICLA+ Projeto piloto, recolha recicláveis porta-a-porta, fluxo doméstico.
A Algar implementou o projeto piloto RECICLA+, um serviço gratuito de recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis (embalagem de papel/cartão, plástico/metal e vidro), em 1.500 fogos habitacionais, nos concelhos de Loulé (Santa Catarina e Goncinha), Lagos (Montinhos da Luz) e Faro (Quinta do Eucalipto e Gambelas). A iniciativa contemplou a aquisição de 4 viaturas para a recolha seletiva e 4.450 contentores para a deposição dos resíduos de embalagem, tendo sido apoiado por fundos da União Europeia. O investimento total elegível de 384.360 euros foi cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo de Coesão. O projeto foi acompanhado de uma campanha de sensibilização realizada junto da população aderente, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, através do financiamento em 80%, de 45.060 euros, o que perfaz 36.048 euros. A campanha teve como objetivo aumentar a percentagem de embalagens recicladas, contribuindo para alcançar as metas de valorização de resíduos de embalagem, determinadas pela União Europeia e diminuir a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro.
2020
Construção do centro de tratamento e triagem de resíduos urbanos do Aterro Sanitário do Barlavento
Trata-se de um investimento estrutural, edificado nos terrenos do Aterro Sanitário de Portimão, no valor de 12.595.000,00 €. O projeto enquadra-se no objetivo da redução da deposição de resíduos urbanos (RU) em aterro. É composto por um uma unidade de tratamento mecânico e biológico, que permitirá recuperar a fração de embalagens recicláveis proveniente dos resíduos urbanos recolhidos pelos municípios, valorizar a matéria orgânica e reduzir a deposição em aterro sanitário. Numa primeira fase a unidade terá uma capacidade nominal de tratamento de RU (indiferenciado) de 120.000 t/ano (dispondo de duas linhas de tratamento de RU) e um tratamento biológico com uma capacidade de 60.000 t/ano, para cumprimento das metas Europeias.
2019
Reforço da Atividade de Recolha Seletiva
A Algar adquiriu 7 novas viaturas, no valor total de investimento de 1.228.500 EUR, tendo sido cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. Esta aquisição permitiu à Algar reforçar em 32% a capacidade da frota. Ainda no âmbito desta atividade a Algar tem vindo a aumentar o número de ecopontos. O investimento iniciado em 2018 com a colocação de 781 novos equipamentos na via pública teve continuidade em 2019 com a instalação de mais de 376 ecopontos. O Algarve conta assim com a disponibilização à população de mais de 3900 equipamentos (12.800 contentores) para a deposição das embalagens recicláveis, garantindo o rácio de um ecoponto por cada 126 habitantes.
2018
Construção da Celula C do Aterro Sanitário do Sotavento
A nova célula C, prevista no projeto inicial, foi construída com o propósito de ampliar a capacidade de deposição dos resíduos indiferenciados recolhidos nos concelhos do Sotavento Algarvio. Com este investimento espera-se obter um volume de encaixe de 1 milhão de m3 para a deposição de resíduos, o que permitirá uma capacidade estimada de 130 mil toneladas de resíduos rececionados por ano. Prevê-se um tempo de vida útil mínimo de exploração da célula de 10 anos, sendo expectável que tenha uma duração superior, face à entrada em funcionamento de outras infraestruturas que irão retirar matéria orgânica e recicláveis para valorização.
2017
A Algar torna-se parceira de projeto inovador para tratamento de águas lixiviantes com microalgas. Combina uma etapa de oxidação química a um sistema de tratamento biológico e ainda a uma etapa de afinação do efluente tratado, através de fotobioreatores (algas). Estes fotobioreatores têm a curiosidade de serem “alimentados” com o CO2 produzido através da queima de biogás nos moto-geradores existentes no aterro.
2016
Arranque do Tratamento Biológico e do Aproveitamento Energético do Biogás da Central de Valorização Orgânica; Ampliação da zona de Receção da Triagem do Sotavento; Construção da nova zona de encaixe da Célula A do Aterro Sanitário do Sotavento e Inauguração da nova exposição do Veículo de Educação Ambiental.
2015
Entrada em funcionamento da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Urbanos no Aterro Sanitário do Barlavento e do parque Fotovoltaica na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão para autoconsumo; Inauguração da rotunda situada no acesso principal à sede da Algar, composta por diferentes elementos esculturais elaborados a partir de materiais recicláveis.
2014
Entrada em funcionamento da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Urbanos na Central de Valorização Orgânica; Construção da Unidade de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos do Aterro Sanitário do Barlavento
2013
Celebração do protocolo de cooperação entre a Algar e a ENTRAJUDA para promoção da campanha “Separar para Alimentar” realizada a favor do Banco Alimentar do Algarve, com o objetivo da incentivar a separação e entrega à Algar de embalagens de plástico, metal e ECAL, para através da sua venda adquirir bens alimentares destinados a crianças até aos 3 anos de idade.
2012
Construção da cobertura da Lagoa de Retenção de Águas Lixiviantes, no Aterro Sanitário do Barlavento; Entrada em funcionamento da Unidade de Compostagem de Verdes de São Brás de Alportel e Construção do Sistema de Aproveitamento Energético do Biogás produzido na Central de Valorização Orgânica.
2011
Inauguração do novo edifício da sede da Algar, localizado na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão, em Barros de São João da Venda, Almancil; Entrada em funcionamento da Unidade de Aproveitamento Energético do Biogás do Aterro Sanitário do Sotavento; Entrada em exploração da Unidade de Valorização de Resíduos de Construção, Demolição e do Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Volumosos, ambos localizados no Aterro Sanitário do Barlavento; Selagem da Célula B e arranque do sistema de captação do Biogás no Aterro Sanitário do Barlavento. Nascimento do projeto Eco Evento, destinado à correta gestão dos resíduos produzidos em eventos realizados na região do Algarve; Obtenção da certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, de acordo com a norma OHSAS 18001:2007 e NP 4397:200.
2010
Entrada em funcionamento do Sistema de Triagem Automática do Barlavento. Apresentação de dois novos produtos da Algar: “Nutriverde Premium e o “Nutriverde Decor”. Construção da Célula C do Aterro Sanitário do Barlavento; Atribuição do Prémio “Qualidade de Serviço em Água e Resíduos 2010”, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e Jornal Água & Ambiente.
2009
Entrada em funcionamento do Sistema de Triagem Automática (Unidade de Triagem do Sotavento); Lançamento do projeto pioneiro no país “Ambilinha” destinado à recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta junto do comércio e serviços.
2008
Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente da Algar, de acordo com a NP EN ISSO 9001 e NP EN ISSO 14001, respetivamente; Conferência “Encontro Algar 2008”
2007
A marca “Nutriverde” foi aprovada pela Direção Geral de Comércio e passou a ser utilizada para comercialização do composto orgânico da Algar. Entrada em funcionamento dos Centros de Receção de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos no Aterro Sanitário do Barlavento e na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão. Inauguração do Veículo de Educação Ambiental
2006
Receção de REEE e RCD's
Em 2006 foram obtidos licenciamentos para a receção e tratamento de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e para o tratamento de resíduos de construção e demolição.
2005
Entrada em funcionamento da Unidade de Aproveitamento Energético do Biogás, no Aterro Sanitário do Barlavento.
2004
Recolha Seletiva
Em 2004 registou-se uma evolução favorável na Recolha Seletiva de 29% face ao ano anterior nas quantidades de resíduos recicláveis provenientes da recolha.
2003
Entrada em funcionamento do Ecocentro e do Centro de Educação Ambiental de Albufeira.
2002
Entrada em funcionamento da Unidade de Compostagem de Resíduos Verdes de Tavira e de Portimão, bem como do Ecocentro de Quarteira.
2001
Entrada em funcionamento da Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão e Unidade de Triagem do Sotavento.
2000
Entrada em funcionamento do Aterro Sanitário do Sotavento e do Ecocentro de Portimão.
1999
Entrada em funcionamento da Unidade de Triagem do Barlavento.
1998
Inauguração das instalações
Inauguração das instalações: Aterro Sanitário do Barlavento, Estações de Transferência de Albufeira, Aljezur, Alcoutim, Lagos, Castro Marim, Tavira, Vila do Bispo e do Ecocentro de Albufeira; Selagem da Lixeira do Ludo e início da exploração da Vala Intermédia de S. João da Venda. Encerramento das 22 lixeiras existentes a céu aberto. Entrada em funcionamento da atividade de Recolha Seletiva.
1997
Assinatura do Aditamento ao contrato de concessão e ao contrato de entrega e receção entre a Algar e os Municípios do Sotavento Algarvio.
1996
Contrato de Concessão, Entrega e Receção
Assinatura do contrato de concessão com o Estado Português e os contratos de entrega e receção com os Municípios do Barlavento Algarvio.
1995
Nasceu a Algar
A Algar nasceu a 20 de Maio de 1995, pelo Decreto-Lei nº 109/95, que determina a criação de um Sistema Multimunicipal, destinado ao Desenvolvimento, Conceção, Construção e Exploração de um Processo de "Recolha Seletiva, Triagem e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Algarve".