Aviso Importante: Alteração dos Dias de Recolha e Horário do Serviço “Reciclagem à Porta” | Horários Época Festiva 2024 – consulte área de utilizador – Informações
Entrega de Resíduos

A Algar está licenciada para receber os Resíduos Urbanos (RU) e equiparados, definidos na Lista Europeia de Resíduos, como Família 20, publicada pela Decisão 2014/955/UE.

 

Outros resíduos poderão ser recebidos, desde que cumpram os requisitos definidos no Anexo II do Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro. Consulte abaixo a Lista de Resíduos Admitidos na Algar por instalação.

 

As instalações da Algar estão abertas à população para a receção de Resíduos Urbanos produzidos na região do Algarve provenientes de particulares, dos municípios, empresa públicas e privadas. Para sua maior comodidade, poderá consultar toda a informação sobre a localização das nossas instalações, horários de atendimento e respetivos contactos telefónicos no menu Contactos/Instalações.

 

O transporte de resíduos necessita obrigatoriamente da Guia Eletrónica de Acompanhamento de Resíduos (e-GAR). Deverá apresentar o respetivo documento em suporte digital (e-GAR) ou em papel, na portaria das nossas instalações, no dia da entrega dos resíduos. A e-GAR é obrigatória desde 1 de Janeiro de 2018 (Portaria n.º 145/2017) e para a preencher deve registar-se na plataforma SILIAMB. Mais informação em www.apambiente.pt

 

OS TARIFÁRIOS ENTREGA DE RESÍDUOS PARTICULARES/MUNICIPAIS encontram-se disponíveis nesta página e ainda, neste menu, nas páginas Tarifário e Documentação.

 

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
Sede: Barros de São João da Venda, 8135-026 Almancil.
Dias / Horários: 2ª a 6ª, em dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

Contactos Linha da Reciclagem 

Telefone: 800 911 400 (número gratuito). Horário de atendimento da Linha da Reciclagem: 2ª a 6ª, em dias úteis, das 09h00-19h00.

Email: atendimento@linhadareciclagem.pt

 

Todos os compromissos e tarefas bem como outros assuntos a tratar devem ser encaminhados para as respetivas equipas de trabalho utilizando os contactos abaixo indicados, de 2ª a 6ª, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O atendimento telefónico geral será assegurado nos mesmos períodos.

 

As seguintes regras, aplicam-se a todos os Clientes, Prestadores de Serviços, Empreiteiros e Fornecedores que se desloquem às instalações da Algar para realizar cargas/descargas de resíduos, trabalhos e fornecimento de bens, com o objetivo de promover a segurança e saúde de todos.

 

 

CONDIÇÕES GERAIS

  • Todos os Serviços a realizar nas instalações da Algar, deverão ser alvo de comunicação prévia, preferencialmente, por escrito, ao elemento indicado na nota de encomenda, a fim de ser agendada a sua realização, excetuando-se a prestação de serviços de caráter regular, cujo agendamento já se encontra estabelecido.
  • Todos os Clientes, Prestadores de Serviços, Empreiteiros e Fornecedores devem apresentar-se com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) necessários à realização do Serviço, de acordo com os riscos identificados.
  • No contexto das empreitadas, as entidades executantes deverão assegurar que o Plano de Segurança e Saúde ou os Procedimentos de Segurança, conforme aplicável, contemplam as prescrições mínimas de proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores contra o risco de exposição a agentes biológicos, e as orientações da Direção Geral da Saúde, nomeadamente, o Plano de Contingência, de acordo com a Orientação nº06/2020 de 26/02/2020 (Nota: Para as empreitadas em curso, esta condição deverá ser cumprida no prazo máximo de 3 dias úteis, a contar da data de envio do presente comunicado).

 

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

 

Acesso e Circulação nas instalações da Algar, S.A.

 

  • O acesso às instalações sanitárias, balneários, refeitórios e outras instalações de apoio encontra-se interdito.
  • Não é permitida a circulação pedonal nas instalações da empresa, pelo que a mesma deverá cingir-se apenas ao local para garantir as operações necessárias (ex. carga/descarga de resíduos, fornecimento de produtos).
  • Todas as instalações da Algar dispõem, sempre que necessário, de solução antissética de base alcoólica (álcool gel), em diversos locais, para higienização das mãos.
  • No Aterro Sanitário do Barlavento, no Aterro Sanitário do Sotavento e na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão, a Algar coloca à disposição, os seus sistemas de lavagem para limpeza das viaturas, após as operações de carga/descarga de resíduos.

Para salvaguarda do bem-estar individual e coletivo, a Algar reserva-se no direito de impedir cargas/descargas de resíduos, a realização dos serviços/empreitadas/entregas de bens nas suas instalações, em caso de incumprimento das condições impostas.