Esta foi uma das questões abordadas na recente reportagem da CM TV, que visitou as instalações da Algar. A emissão permitiu dar a conhecer, em detalhe, o percurso das embalagens desde os ecopontos até ao Centro de Triagem, onde são submetidas a um rigoroso processo de separação e preparação para reciclagem, contribuindo para um futuro mais sustentável. Veja aqui como foi: https://www.youtube.com/watch?v=GRtQ5ztdRnY.
Sobre a Algar, S.A.
A Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., é a empresa responsável, no Algarve, pelo sistema integrado de recolha seletiva, transferência, triagem dos materiais destinados à reciclagem, aproveitamento energético do biogás produzido em aterro sanitário, compostagem de resíduos verdes e o tratamento dos resíduos urbanos depositados em aterro sanitário, produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
A gestão do sistema multimunicipal é efetuada com respeito por elevados padrões de qualidade dos serviços prestados, atestada pela certificação da empresa em Qualidade, Ambiente e Segurança, de acordo com os referenciais normativos ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, algo que se torna particularmente relevante quando se processam cerca de 400.000 toneladas de resíduos urbanos/ano e serve mais de 400 mil habitantes, total de população que duplica durante a época sazonal.