A Algar tem o Sistema de Gestão certificado em:
Qualidade para melhor o servir,
Ambiente para um Algarve mais Sustentável,
Segurança para proteção dos seus colaboradores.
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) implementado no Grupo Mota-Engil, do qual a Algar faz parte integrante, engloba as componentes Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade (SHEQ), envolvendo a organização como um todo, com benefícios para cada uma das partes interessadas: clientes, trabalhadores, fornecedores, acionistas e a sociedade em geral.
Desta forma pretende-se garantir elevados padrões de qualidade nos serviços prestados, bem como demonstrar uma gestão orientada para a proteção do ambiente e saúde dos trabalhadores da empresa, aplicando as melhores técnicas disponíveis conducentes ao seu contínuo progresso em termos do desempenho ambiental, prevenção da poluição e controlo de riscos, tecnicamente viáveis e considerando a sua eficácia económica.
Uma das fases estruturantes da implementação e certificação do SGI prende-se com a definição da Política SHEQ, que visa a assunção de diversos compromissos consagrados na mesma, nestas três vertentes.
De entre as inúmeras vantagens internas e externas do SGI, salientam-se as seguintes:
Todas as empresas da unidade de negócio “Ambiente” do Grupo Mota-Engil, estão certificadas em Qualidade, Ambiente e Segurança, segundo os referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015 e 45001:2018.
A certificação abrange a todas as unidades administrativas, de suporte e operacionais, nomeadamente:
De destacar que a certificação da norma ISO 45001:2018, garante que a gestão do sistema multimunicipal de recolha seletiva, transferência de resíduos, triagem e tratamento de resíduos sólidos da Algar, respeita todas as soluções estabelecidas para minimizar o risco de acidentes e doenças profissionais dos seus colaboradores e demais elementos que trabalham em seu nome.